Home
Especialização em Gestão de Serviços e Programas de Saúde

Especialização em Gestão de Serviços e Programas de Saúde

Titulação: ESPECIALISTA

Carga horária: 495h

Área de conhecimento: CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE

APRESENTAÇÃO

Este curso de especialização visa a qualificar profissionais para a gestão de serviços e programas que contribuam para a consolidação do Sistema Único de Saúde, respeitando os princípios da ética, da cidadania e as diretrizes estabelecidas na legislação. A abordagem teórico-prática deste curso enfatiza as transformações das políticas de saúde promovidas no Brasil a partir do advento do movimento conhecido como ‘Reforma Sanitária Brasileira’ e busca instrumentalizar o profissional para torná-lo capaz de agir de forma crítica, reflexiva e transformadora, valendo-se de metodologias e estratégias mais adequadas, compatíveis e resolutivas em relação à realidade local a ser enfrentada.
O presente curso traz como proposta inovadora a formação gerencial sob a perspectiva da gestão em rede, com foco no fortalecimento da Atenção Básica como ponto de partida para a mudança do modelo de atenção à saúde. O grande desafio reside na qualificação/requalificação dos profissionais para a implantação e consolidação de uma cultura gerencial de saúde. A construção dos módulos e das atividades de concentração e de dispersão privilegia o aprendizado a partir da prática e das vivências dos alunos (PBL & Work based learning). A metodologia adotada prioriza o investimento na organização de oficinas temáticas, cujo foco serão as ações de planejamento, desenvolvimento, monitoramento e avaliação gerenciais, respeitadas as condições de inserção ou não do aluno na gerência de serviços de saúde. Essa metodologia propicia a oportunidade de aplicações de conteúdos em serviço, favorecendo uma compreensão transdisciplinar e transversal da atuação do gerente de serviços na atualidade.
O curso será constituído de aulas teóricas e oficinas práticas organizadas em três unidades temáticas. As aulas serão ministradas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle/Uniube com carga horária de 390 horas a distância, 15 horas presenciais e 90 horas de orientação de TCC, totalizando 495 horas com o apoio integral de professores altamente qualificados na área e com grande experiência de mercado.
OBJETIVO
Contribuir para a formação de profissionais que atuem na Gestão de Serviços e Programas de Saúde ou que tenham interesse em adquirir e/ou ampliar seus conhecimentos acerca dos processos de gestão estratégica voltados para o trabalho em saúde, para a otimização dos recursos físicos e materiais de suas organizações e para a consolidação dos princípios do SUS em seus municípios.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve ter acesso a:

Microcomputador conectado à internet, de velocidade mínima de 500 Kbps.
Microcomputador INTEL Dual Core ou compatível, 1GB RAM, 120 GB HD
Navegador de Internet (Internet Explorer 8 ou Chrome 12 ou Firefox 4).
Adobe Reader.
Ferramenta Office (BR-Office, MS-Office ou similar).
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone.

REQUISITOS PASSÍVEIS DE MODIFICAÇÃO DEPENDENDO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

PÚBLICO

Profissionais de nível superior, absorvidos ou não pela administração pública direta na área da saúde, em exercício de cargos de gerência ou que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos na área e, egressos de cursos de graduação da área de saúde, serviço social, administração, direito e outros que possuam interesse no assunto.
COORDENAÇÃO
Prof. Alaor Carlos de Oliveira Júnior
e-mail: coordenadorgestaoemsaude@uniube.br – Telefone 34 3319-8992

ESTRUTURA CURRICULAR

1) Etapa 1 – Políticas de Saúde:
Habilitação no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle/Uniube
Políticas de saúde
Sistema Único de Saúde – SUS
Modelos de Atenção
2) Etapa 2 – Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde:
Planejamento em Saúde
Processos Tecno-gerenciais
Processos de trabalho em saúde
3) Etapa 3 – Vigilância e Atenção à Saúde:
Vigilância em Saúde
Atenção à Saúde
4) Etapa 4 – Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de TCC
Metodologia do Trabalho Científico
Orientação de TCC

CORPO DOCENTE

ALMIR JOSE SILVEIRA MIRANZI – Mestre
BENITO ANDRÉ SILVEIRA MIRANZI – Doutor
JORGE ALFREDO LÉO – Doutor
GILBERTO ANTONIO BORGES – Doutor
MARCIANA FERNANDES – Mestre
MARIA DE FÁTIMA LIMA CASTANHEIRA – Especialista
PAULO ROBERTO HENRIQUE – Mestre
RITA DE CÁSSIA RODRIGUES SENE – Especialista
VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA – Especialista
VALESKA GUIMARÃES REZENDE DA CUNHA – Mestre
MARIA AMÉLIA COTTA – Doutora
RENATA MARIA DE ALMEIDA BORGES – Mestre
ALAOR CARLOS DE OLIVEIRA JÚNIOR – (coordenador)
CARGA-HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO
Carga horária e duração do curso: Carga Horária Total: 495 horas

1. Eventos Presenciais: 15 horas.
2. Carga horária a Distância: 390 horas.
3. Orientação de TCC: 90 horas.

Duração total: 18 meses

METODOLOGIA

O curso está organizado em 11 módulos distribuídos em 4 Etapas com carga horária total de 495 horas. São 3 Etapas com 9 módulos para conteúdos específicos e 1 Etapa com 2 módulos reservados para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, orientação e socialização do TCC.
O curso será oferecido na modalidade a distância online. Estão previstos apenas dois encontros presenciais:
1º encontro presencial (facultativo): Apresentação do curso e oficina de treinamento em navegação no AVA.
Obs. O comparecimento ao primeiro encontro não é obrigatório, ele destina-se exclusivamente ao treinamento e a habilitação dos alunos com pouca ou nenhuma habilidade no uso de computadores e internet.
2º encontro presencial (obrigatório): Realização de prova final escrita e apresentação oral do TCC.

Tanto o exame final como a socialização do TCC deverão ser realizados no campus Aeroporto da Uniube segundo um calendário previamente estabelecido, salvo no caso dos polos cujo número de alunos concluintes for superior a vinte e cinco (25).

Dependência e recuperação de aprendizagem: O curso prevê um processo de recuperação de aprendizagem que será oferecido uma única vez por componente (disciplina do programa, para os alunos cujo resultado obtido no componente (disciplina) for inferior a nota sete (7) e superior a nota três e meio (3,5). Neste caso o aluno não terá despesas adicionais para realizar sua recuperação. Caso o aluno opte por não participar do processo de recuperação ou tenha sido nele reprovado, o regimento do curso permite que ele prossiga na sua pós-graduação enquanto aguarda uma nova oferta do mesmo componente no qual se encontra reprovado. Neste último caso, o aluno reprovado deverá requerer matrícula em regime de dependência junto a uma nova turma e arcar com os custos decorrentes da nova oferta. A matrícula na quarta etapa do curso (Elaboração e socialização do TCC) só será permitida aos alunos que cumprirem integralmente e com aprovação, todos componentes das três etapas anteriores.

INVESTIMENTO

Formas de pagamento:

O curso pode ser pago em até dezoito (18) parcelas mensais de mesmo valor da seguinte forma:
a)a primeira parcela deve ser paga antecipadamente no ato da pré-inscrição por meio do boleto de matrícula que o candidato imprime e recolhe nas agências bancárias até uma semana antes da data programada para o início do curso;
b)as dezessete (17) parcelas restantes poderão ser pagas com desconto de pontualidade de 6% desde que sejam quitadas na primeira quinzena do mês em curso;
c)neste curso NÃO SE APLICA a tabela de descontos progressivos;
d)o aluno deverá emitir o boleto de pagamento das mensalidades diretamente a partir da sua página de acesso ao curso (SGA).

FREQUÊNCIA DE OFERTAS

O curso de Especialização em Gestão de Serviços e Programas de Saúde é oferecido a cada semestre letivo nas segundas quinzenas dos meses de março e outubro com ampla divulgação no site da Uniube;

CONFIRMAÇÃO PARA ABERTURA DA TURMA

A oferta do curso está condicionada à formação de turma com número mínimo de trinta alunos.
Na semana anterior à data marcada para início do curso é feita a apuração das baixas (pagamento) dos boletos de matrícula.
a) caso se confirme o número mínimo de trinta (30) alunos exigido para a formação da turma o curso será confirmado e iniciado na data prevista;
b) no caso da turma estar apenas parcialmente formada, a data de início do curso será postergada por quinze dias e todos os alunos pré-inscritos cujos boletos ainda se encontrem em aberto serão comunicados por e-mail e/ou telefone da nova data de início e avisados para emitirem novos boletos de matrícula e efetuarem o seu devido pagamento;
c) decorrida uma semana após o adiamento do início do curso será realizado um novo balanço do número de alunos efetivamente matriculados (cujos boletos foram devidamente pagos). Caso o número mínimo para a formação da turma seja alcançado, o curso será iniciado. Caso contrário, será adiado para a oferta do semestre posterior e o valor dos boletos pagos será integralmente devolvido aos alunos pagantes.

inscrição

Comentários no Facebook