Home
Especialização em Competências para a Gestão da Sala de Aula

Especialização em Competências para a Gestão da Sala de Aula

Titulação: ESPECIALISTA

Carga horária: 450h

Área de conhecimento: EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização em Competências para a Gestão da Sala de Aula busca responder a algumas demandas importantes da formação do professor da Educação Básica no atual cenário brasileiro, decorrentes de profundas mudanças nos papéis da escola, da família e das instituições responsáveis pelo desenvolvimento humano e social. Essas novas realidades, constantemente moldadas pelas tecnologias da informação e comunicação, pela ampliação do acesso aos meios de comunicação e por processos de globalização em todas as áreas essenciais da existência humana, têm gerado novas formas de articulação entre os atores sociais que demandam do professor o desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais que, partindo de uma leitura sistêmica da realidade, tornem possíveis a integração entre a aprendizagem formal de conteúdos e a formação integral para a vida em contextos muitas vezes adversos. O curso tem também o objetivo de contribuir para a produção de conhecimento na área através de pesquisa acerca dos resultados do seu conjunto de intervenções sobre a prática docente dos participantes.

OBJETIVO

OBJETIVOS GERAIS:

– Subsidiar o professor em relação à gestão da sala de aula no contexto da educação básica, por meio da apresentação, reflexão e discussão de estratégias, procedimentos e possibilidades de intervenções de natureza interdisciplinar;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de saúde do professor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Favorecer a ressignificação de representações associadas à prática docente que dificultam a autorrealização no trabalho;
– Proporcionar condições técnicas para enfrentamento dos estressores do trabalho, conforme a realidade de cada participante;
– Desenvolver competências e habilidades de comunicação assertiva, liderança, gestão de conflitos, inteligência emocional e resiliência de professores e alunos;
– Ampliar o repertório conceitual e técnico do professor para lidar com necessidades especiais e situações emocionalmente complexas em sala de aula;
– Disponibilizar recursos teóricos e técnicos para modelagem da expressão da afetividade e estímulo à autoestima como facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

PÚBLICO

O curso é voltado para professores da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio) e egressos de cursos de licenciatura nas diversas áreas.

COORDENAÇÃO

Elisa Mª M. F. C. Filgueiras e Maria de Fátima Lima Castanheira.

ESTRUTURA CURRICULAR

Etapa 1: Conteúdo Específico

– Gestão do stress e qualidade de vida.
– Desenvolvimento de habilidades para a gestão da sala de aula: liderança a serviço.
– Desenvolvimento de habilidades para a gestão da sala de aula: inteligência emocional.
– Desenvolvimento de habilidades para a gestão da sala de aula: resiliência.
– As atuais tecnologias na Educação: novos desafios para a prática docente.
– A psicologia a serviço da Educação.
– Gestão de conflitos: caminhos para tornar a indisciplina uma aliada na gestão da sala de aula.
– Afetividade e autoestima como facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

Etapa 2: TCC

– Metodologia da Pesquisa.
– Orientação de TCC 1.
– Orientação de TCC 2.
– Orientação de TCC 3.

CORPO DOCENTE

Professores altamente qualificados na área.

CARGA-HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

Matrícula até dia 12 de cada mês
Início dia 15 de cada mês

Duração: Em torno de doze meses, a partir do ingresso do aluno. Módulos mensais.

– Carga horária total do curso: 450h
– Aulas on-line: 24h
– Aulas não presenciais: 336h
– Orientação do TCC: 78h
– Socialização do TCC: 8h
– Prova presencial: 4h

METODOLOGIA

O curso é realizado na modalidade a distância, desenvolvido na Plataforma da Uniube, “Uniube On-line”.
Os módulos são ofertados de forma independente. Isto significa que o aluno pode ingressar em qualquer tempo do curso, exceto nos módulos de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico e os de Orientação de TCC (2ª etapa).
O aluno terá aulas via internet, em tempo real, que poderá assistir e interagir de sua própria casa e/ou vídeoaulas.
O acompanhamento é feito por um professor, por meio das ferramentas de comunicação e de interação do ambiente “Uniube On-line” (fóruns, portfólio, central de mensagens).
Os estudos serão desenvolvidos por meio de leituras; vídeos; atividades individuais e coletivas; participação em fóruns e nas aulas on-line, permitindo ao aluno reflexões e análises a respeito dos conteúdos ministrados.
Ao final do curso, o aluno deverá comparecer ao polo mais próximo, para fazer a avaliação presencial (Resolução CNE/CES Nº 1, 08 de junho de 2007) e para participar da socialização do TCC.

INVESTIMENTO

Matrícula até dia 12/08/2014

Valores de mensalidades: R$210,00

Para alunos que não interromperem o curso, haverá um desconto progressivo a partir do 2º módulo.

INFORMAÇÕES

O aluno deve ter acesso a:

Microcomputador conectado à internet, com velocidade mínima de 500Kbps.
Microcomputador INTEL Dual Core ou compatível, 2GB RAM, 120 GB HD, CD-ROM (recomenda-se leitor de DVD-ROM).
Navegador de Internet (Internet Explorer 8 ou Chrome 12 ou Firefox 4).
Adobe Reader.
Ferramenta Office (BR-Office, MS-Office ou similar).
Adobe Flash Player.
Adobe Flash Paper.
Compactador/descompactador de arquivos (WINZIP, WINRAR OU SIMILAR).
Codec de vídeo (K-Lite Mega Codec ou simular).
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone.

REQUISITOS PASSÍVEIS DE MODIFICAÇÃO DEPENDENDO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

inscrição

Comentários no Facebook