Home
Especialização “Lato Sensu” em Psicopedagogia

Especialização “Lato Sensu” em Psicopedagogia

Titulação: ESPECIALISTA

Carga horária: 480h

Área de conhecimento: EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Estamos no tempo de incertezas, de desafios, de dúvidas, de contradições, mas em contrapartida, também vivemos um tempo de buscas, de múltiplas descobertas, de poder fazer história. O homem não mais se revela sujeito de uma identidade fixa, anunciador de um único discurso. A cultura dos grupos minoritários começa a ter possibilidade de ser ouvida e divulgada dando a todos os sujeitos voz e vez. Este novo tempo assinala que será possível viver um universo de pluralidade em que as diferenças que marcam a cultura de cada grupo social passem a requerer reconhecimento.
A educação tem hoje um grande desafio: garantir o acesso ao conhecimento que a escolarização deve proporcionar a todos os sujeitos considerando a diversidade humana. Faz-se necessário lembrar que a Constituição Brasileira proclamada no ano de 1988, já apresenta em seus artigos a obrigatoriedade de uma educação para todos. Além do compromisso estabelecido em Lei maior do país, a Constituição Federal, o Brasil tem o compromisso mundial com a educação para todos, pois, em 1990, na Tailândia fez a opção por uma educação inclusiva, e em 1994, assumiu os postulados produzidos em Salamanca na Conferência mundial sobre necessidades educacionais especiais.
Assim, para corroborar com o processo de inclusão, a Universidade de Uberaba propõe uma Especialização em Psicopedagogia para licenciados e/ou graduados que atuam ou pretendem desenvolver uma prática pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos os sujeitos, inclusive aqueles com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e com deficiências.
O curso será desenvolvido de forma a integrar os conteúdos contemplados em módulos, oriundos dos eixos “A Contextualização do Ensino” e a “Psicopedagogia e Diversidade Humana”, a partir dos quais emanam os conteúdos e o conjunto de atividades de ensino e aprendizagem necessárias à formação do pós-graduado em Psicopedagogia.

OBJETIVO

Proporcionar aos profissionais da educação ou áreas afins, a possibilidade de formação para o atendimento psicopedagógico no âmbito educacional e institucional a construção de um perfil comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões pautado nos princípios do respeito à dignidade humana, justiça, participação, diálogo, solidariedade e profissionalismo.

PÚBLICO

Profissionais licenciados e/ou graduados em qualquer área do conhecimento interessados no trabalho psicopedagógico institucional para que possam atuar junto ao processo de aprendizagem dos sujeitos, considerando as suas especificidades. Ou seja, as dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Além disso, estar apto a realizar intervenções psicopedagógicas e propor estratégias que possibilitem a inclusão de alunos com deficiências.

COORDENAÇÃO

Glaucia Eli da Silva – Psicopedagoga
psicopedagogia.ead@uniube.br

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicopedagogia e sua área de atuação.
A Neurociência e suas contribuições para a Intervenção Psicopedagógica.
Psicopedagogia e Fonoaudiologia um diálogo multiprofissional.
Psicopedagogia e o desenvolvimento cognitivo: Intervenção na construção do conhecimento matemático.
As contribuições das tecnologias assistivas no campo psicopedagógico.
Intervenção Psicopedagógica e o processo de ensino e aprendizagem.
Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com alterações e/ou deficiência visual.
Intervenção Psicopedagógica junto aos alunos com surdez ou perda auditiva.
O Psicopedagogo perante a escolarização de alunos com deficiência intelectual.
Psicopedagogia e Docência Universitária – dinâmica institucional e estilos de ensinar.
Psicopedagogia e Docência Universitária – Identidade e Políticas Públicas.
Psicopedagogia – educação, aprendizagem e desenvolvimento.
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
Orientação para o Trabalho de Conclusão do Curso
Socialização do TCC
Avaliação presencial

CARGA-HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

Matrícula até dia 12 de cada mês
Início dia 17 de cada mês

Carga horária total 480 horas divididas em módulos de 30 horas, perfazendo um total de 78h presenciais, por meio de aulas via satélite, em tempo real.

312h não presenciais, por meio de atividades realizadas no Ambiente Uniube On-line -AVA, com orientação do professor responsável por cada módulo.

Orientação e socialização de TCC – 90 horas

Duração do curso: 16 meses.

INVESTIMENTO

Valor da matrícula – R$ 191,49

Para alunos que não interromperem o curso, haverá um desconto progressivo a partir do 2º módulo.

PERIODICIDADE

Dois encontros presenciais ao mês com transmissão de aulas via satélite, em tempo real, as sextas-feiras, das 18h30min às 21h30min.

inscrição

Comentários no Facebook