Home
Especialização em Gestão Educacional

Especialização em Gestão Educacional

Titulação: ESPECIALISTA

Carga horária: 480h

Área de conhecimento: EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização em Gestão Educacional foi proposto diante de lacuna existente na formação inicial de profissionais que atuam na gestão de instituições educativas formais e não formais bem como pela necessidade de atualização e aprofundamento de estudos na área de gestão estratégica e democrática.
Trata-se de iniciativa pioneira na Universidade de Uberaba (UNIUBE) que muito enriquece o trabalho desenvolvido na formação inicial e continuada de licenciados ou graduados envolvidos, principalmente, com a Pedagogia.

OBJETIVO

Capacitar profissionais graduados, envolvidos na área da educação, por meio de formação continuada ou atualização em conhecimentos teóricos, práticas administrativas e pedagógicas, relacionados à gestão de espaços educativos formais e não formais.

PÚBLICO

Profissionais portadores de diploma de graduação e/ou licenciatura que atuam na educação básica e na educação superior, educadores, professores, pedagogos e demais profissionais que atuam ou que desejam se dedicar a questões que envolvam a gestão educacional nos espaços formais e não formais de aprendizagem.

COORDENAÇÃO

Maria Stela Alves Timóteo e Adriana Vaz Efísio Emanuel
gestaoeduc.posead@uniube.br

ESTRUTURA CURRICULAR

Etapa 1: Conteúdo Especifico

Educação a distância: caminhos e descobertas.
Gestão educacional: pressupostos filosóficos, políticos, sociais, culturais e epistemológicos.
Legislação e Políticas Públicas Educacionais.
PPP como instrumento de construção da emancipação.
Currículo e planejamento.
Empreendedorismo na Educação.
Os processos de Avaliação no ambiente educacional.
Ambientes educacionais e o Clima Organizacional.
Função Social da escola: articulação das demandas da comunidade e a ação das pessoas no processo de gestão.
Tecnologias Digitais em Educação.
Gestão Estratégica: planejamento estratégico, necessidades de recursos, estrutura e processos organizacionais e controle estratégico.
Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico.

Etapa 2: TCC
Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico.
Orientação do TCC 1.
Orientação do TCC 2.
Orientação do TCC 3.

METODOLOGIA

O curso está organizado em 16 módulos de 30 horas, com carga horária total de 480 horas. São doze módulos para conteúdos específicos e quatro módulos reservados para a MPTC e a orientação e socialização do TCC.
Os módulos são ofertados de forma independente. Isto significa que o aluno pode ingressar em qualquer tempo do curso, exceto nos módulos de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientifico e os de Orientação de TCC (2ª etapa). Em cada módulo o aluno tem aulas on-line, em tempo real, que poderá assistir em sua própria casa. Ao final do curso, o aluno deverá comparecer ao polo mais próximo, para fazer a avaliação presencial (Resolução CNE/CES Nº 1, 08 de junho de 2007) e para participar da socialização do TCC.

CORPO DOCENTE
Corpo docente altamente qualificado na área.

CARGA-HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

Matrícula até dia 12 de cada mês
Início dia 17 de cada mês

Duração: Em torno de dezesseis meses, a partir do ingresso do aluno. Módulos mensais.

Carga Horária Total do Curso: 480 horas.
– 37h30 aulas on-line.
– 352h30 horas não presenciais por meio de atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Uniube On-line.
– 78 horas de orientação do TCC a distância.
– 08 horas de socialização do TCC presencial.
– 04 horas de avaliação presencial.

INVESTIMENTO

Valores de mensalidades: R$191,49
Para alunos que não interromperem o curso, haverá um desconto progressivo a partir do 2º módulo

VÍDEO INSTITUCIONAL DO CURSO

INFORMAÇÕES

Requisitos Tecnológicos:
O aluno deve ter acesso a:
– Microcomputador conectado à internet, de velocidade mínima de 500Kbps.
– Microcomputador INTEL Dual Core ou compatível,2GB RAM, 120 GB HD, CD-ROM (recomenda-se leitor de DVD-ROM).
– Navegador de Internet (Internet Explorer 8 ou Chrome 12 ou Firefox 4).
– Adobe Reader.
– Ferramenta Office (BR-Office, MS-Office ou similar).
– Adobe Flash Player.
– Adobe Flash Paper.
– Compactador/descompactador de arquivos (WINZIP, WINRAR OU SIMILAR).
– Codec de vídeo (K-Lite Mega Codec ou simular).
– Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone.
REQUISITOS PASSÍVEIS DE MODIFICAÇÃO DEPENDENDO DA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

inscrição

Comentários no Facebook